‘Agosto Dourado’, um mês todo dedicado à amamentação

Agosto Dourado

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O intuito da campanha é incentivar a amamentação exclusiva, além de esclarecer sobre seus diversos benefícios

Por que agosto Dourado? Acredito que muitas já ouviram falar na famosa “Golden Hour”… Pois então, o dourado se remete a esse momento tão especial entre mãe e bebê — sendo que o leite materno é o primeiro alimento da nossa vida. Graças a ele, o nosso corpo é desenvolvido e protegido de inúmeras doenças! O aleitamento materno também é responsável pela redução da taxa de mortalidade infantil, além de reduzir a chance da criança desenvolver diversas doenças. Embora amamentar seja mesmo um momento especial e único entra a mulher e seu bebê, nem sempre é tarefa fácil.

Como forma de conscientização da importância deste ato de amor materno, o “Agosto Dourado” foi criado. O intuito da campanha é incentivar a amamentação exclusiva, além de esclarecer sobre seus diversos benefícios. Neste artigo, você confere as vantagens do leite materno, que diferente dos demais tipos industrializados, contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver bem. Acompanhe!

Benefícios da amamentação

  • Reduz a chance de a mãe desenvolver câncer de mama e de ovário.
  • Diminui a ansiedade da mãe: Durante a amamentação, a mãe entra em completa sintonia com o bebê, que precisa de tranquilidade e calma para se alimentar. O momento, consequentemente, faz com que a mãe se acalme e desfrute a maternidade.
  • Aumenta a segurança: Este benefício atinge ainda mais as mães de primeira viagem, onde tudo é muito novo e há medos e inseguranças. Porém, quando você amamenta, é perceptível a dependência que aquele ser tem de você, criando forças para confiar que você está fazendo o seu melhor e está dando certo.
  • Favorece o emagrecimento: A amamentação também ajuda a voltar ao peso ideal. Estudos indicam que o ato gera uma queima de calorias (cerca de 700 Kcal por dia), porque a ocitocina — hormônio produzido naturalmente pelo corpo — aumenta as contrações uterinas, reduzindo a queima natural de gorduras localizadas!
  • Previne anemia: Quando a mulher está amamentando, a menstruação demora mais tempo para voltar ao normal e descer regularmente, sendo assim, a quantidade de ferro do organismo é preservada por mais tempo, reduzindo a chance de anemia.

Se você está com dificuldade de amamentar, procure ajuda! Lembre-se que você não está sozinha, e cada experiência é única e individual. Não se cobre!

Veja outros posts