Muitas mães sonham em amamentar seu bebê e quando engravidam idealizam muito esse processo. Mas na prática nem sempre é tudo perfeito. Muitas mulheres encontram dificuldade para alimentar seu filho. Nesse momento, suporte psicológico e apoio emocional podem fazer diferença.
No artigo de hoje, você confere dicas e orientações de cuidados com as mamas e a amamentação.
Vamos lá?
Higienize corretamente as mamas
Cuidado com o exagero na limpeza das mamas! Não é recomendado limpar a região com sabonetes e outros produtos, pois este processo pode acabar eliminando o óleo natural da pele responsável pela proteção e hidratação dos mamilos. Principalmente onde o bebê abocanha, na região das aréolas.
Não passe álcool para esterilizar o bico antes de o bebê mamar: o próprio leite já vai fazer essa função! As mamas estão um pouco ressecadas ou começando a rachar? O ideal é utilizar o próprio leite materno: passe o leite, espere secar e depois coloque o sutiã. Na hora do banho, é só lavar as mamas e depois enxaguá-las normalmente.
Exponha os seios
Seus mamilos racharam? Uma sugestão para amenizar o problema é expor a região ao ar livre durante o máximo de tempo possível. Essa exposição ainda previne o surgimento de possíveis fungos nas mamas.
Experimente passar o próprio leite no bico e na aréola após cada mamada, deixando secar livremente. O leite materno também tem ação bactericida, cicatrizante e hidratante. Em casos mais graves de rachaduras nos mamilos, é recomendado o uso de pomadas à base de lanolina — substância que ajuda no processo de cicatrização.
Experimente posições mais confortáveis durante a amamentação
1-Deitada de lado na cama
Basta oferecer a mama que está mais próxima do colchão. Para maior conforto, a mulher apoia a cabeça no braço ou numa almofada. Esta posição é muito cômoda para a mãe e para o bebê, sendo útil durante a noite ou quando a mãe está muito cansada. Vale reforçar: sempre cheque a posição do seu bebê para evitar fissuras e rachaduras nas mamas.
2-Sentada com o bebê deitado no colo
Tente colocar o bebê deitado no colo e se sente confortavelmente numa cadeira ou sofá. A posição correta consiste em colocar a barriguinha do bebê encostada na sua, enquanto o neném é segurado com os dois braços por baixo do seu corpo.
3-Sentada com o bebê na posição de cavalinho
O bebê deve ficar sentado em uma das coxas da mãe, de frente para a mama e com as suas costas apoiadas. A posição é ideal para bebês com mais de 3 meses — que já sustentam bem a cabeça.
4-De pé
Se você quiser dar de mamar enquanto está de pé, é só deitar o bebê no seu colo, mas é importante colocar uma das suas mãos entre as pernas do neném para apoiá-lo melhor e dar mais segurança.
Essas dicas podem tornar o momento entre a mamãe e bebê mais tranquilo, confortável e especial. Caso queira saber mais, entre em contato conosco e agende uma consulta. Nossa equipe está pronta para acolher mulheres em momentos assim tão importantes, oferecendo orientação e segurança.