Tire todas as suas dúvidas e entenda a importância de humanizar o processo de nascimento do seu bebê
Antes de mais nada, o parto humanizado por si só já carrega muito preconceito. Isso se dá, portanto, em desinformações em torno do processo e uma cultura onde a violência obstétrica tem sido mais comum.
Nesse sentido, trouxe um artigo que visa esclarecer este tema. Acompanhe e tire suas dúvidas!
O que é parto humanizado?
Primeiramente, parto humanizado não tem a ver com parir em casa, no hospital, na banheira ou outro local. Logo, o parto humanizado se refere ao tipo de assistência empregada à mulher grávida. Nesse sentido, ela se torna protagonista do ato, tendo as decisões compartilhadas e suas escolhas sendo ouvidas e respeitadas.
Assim, os pilares da humanização ficam no protagonismo do parto à mulher, uma visão integrativa e interdisciplinar do ato, considerando aspectos sociais, emocionais e culturais, e uma medicina baseada em evidências científicas.
Parto humanizado é parto normal?
Em suma, nem todo parto normal é humanizado. Como dito anteriormente, o parto humanizado se caracteriza pela assistência, não como um tipo de parto. Logo, para que haja a humanização, é fundamental certificar-se de todo tipo de assistência que receberá dos profissionais e do local onde será realizado o ato.
A violência obstétrica se apresenta como uma limitação dos movimentos da mulher durante o parto, além da realização de procedimentos desnecessários, omissão de informações, desrespeito às escolhas da gestante e os abusos e maus tratos durante o parto. Portanto, reforço: busque todas as informações necessárias sobre os profissionais envolvidos no seu parto e tenha a segurança que precisa para participar ativamente do processo.
Cesariana humanizada, é possível?
A cesariana é, antes de mais nada, um procedimento cirúrgico e, sendo assim, não é considerada parto humanizado. No entanto, é possível ter uma assistência respeitosa durante a cesárea.
Dessa forma, ações como ter um acompanhante na sala, evitar ruídos e conversas paralelas, permitir o contato da mãe com o bebê ao nascer, garantir que ela acompanhe o nascimento, se possível, ter a presença da doula e garantir a hora de ouro e amamentação do bebê, podem humanizar ainda mais o parto cesárea.
Quais são os passos para ter um parto humanizado?
Atenção, mamães: ter um parto humanizado pode ser mais simples do que se imagina. Então, evite desinformações e siga estes passos fundamentais.
Informação de qualidade
Tenha sempre a quem recorrer para evitar desencontros sobre informações a respeito do trabalho de parto, posições, opções de anagelsia da dor, tipos de procedimentos e a necessidade de realizá-los. Toda informação é necessária para ter mais confiança e tranquilidade durante o parto humanizado, não deixe suas dúvidas em aberto antes de parir!
Equipe de saúde disposta a oferecer todo apoio
Caso tenha chegado até aqui, é porque realmente está disposta a realizar esse processo. E, para isso, é extremamente importante que a equipe responsável pelo seu parto estimule a humanização, e esteja caminhando lado a lado para realizar o seu desejo, ajudando a elaborar caminhos baseados em evidências científicas e decisões conscientes.
Conheça o Dr. Alexandre Sasaoka
Tenha o suporte de quem dará toda liberdade necessária para seu momento. Estou à disposição para respeitar todo planejamento e processo de seu parto humanizando o atendimento e entendendo a história da gestante e da família, de modo a proporcionar a melhor experiência possível para um momento tão único.
Conte comigo e saiba ainda mais sobre o parto humanizado. Entre em contato e agende sua consulta!